segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Prata que vale um futuro de ouro



Uma pena. É com essa frase que começo o comentário dessa segunda-feira. Hoje não vou falar sobre o Brasileirão, mas sim sobre as meninas que mudaram o rumo do futebol feminino do Brasil.

Sempre houve um preconceito muito grande sobre as mulheres que jogam bola. Mas desde que a jogadora Marta foi eleita a melhor do mundo pela FIFA, desde que a seleção foi medalha de ouro no Pan do Rio e com a excelente campanha feita na Copa do Mundo da China, vamos começar a ver o futebol feminino com outros olhos.

Nunca havíamos chegado a uma final de Mundial. A equipe brasileira desempenhou um futebol magnífico durante toda a competição, goleando equipes favoritas ao título como a China na primeira fase (4 x 0) e os EUA, nas semifinais (4 x 0). As americanas não haviam tomado nenhum gol durante toda a competição e estavam invictas há 51 jogos.

Na decisão contra a Alemanha, as brasileiras não sentiram a pressão de jogarem uma decisão pela primeira vez. Mas são os detalhes que fazem a diferença. Com um mal início de segundo tempo das brasileiras, as alemãs aproveitaram e abriram o marcador.

Tivemos um pênalti ao nosso favor, mas Marta cobrou mal e desperdiçou a chance do empate. No fim da partida, a Alemanha fez 2 a 0 e se sagrou bicampeã. Foi o melhor desempenho do Brasil na história. Até então, em 2003, a seleção canarinho ficou em terceiro.

Mas temos que dar valor a todas às jogadoras brasileiras. Elas se reuniram poucas vezes durante a temporada, enquanto as seleções da Alemanha e dos Estados Unidos disputaram diversas competições ao longo do ano.

Esperamos que a CBF dê o devido valor e apóie o futebol feminino no Brasil. Já se tem informações que a entidade quer realizar a 1ª Copa do Brasil de futebol feminino. Mas é necessário um maior investimento, patrocinadores de peso que venham ajudar a fazer com que haja um crescimento do esporte no país. Aqui vai uma sugestão: que nas preliminares dos jogos masculinos do Brasileirão, criem um campeonato organizado que disperte o interesse do público e dos patrocinadores e divulguem o excelente futebol por elas jogado. Que as equipes masculinas emprestem suas marcas, seus uniformes para que se formem times e com isso, faça com que os torcedores vibrem pelos mesmos times, só que com as mulheres.

Com certeza esperamos que surjam mais Martas, Danielas, Cristianes e tantas outras que nos tragam alegria e títulos mundiais como os homens já fizeram por cinco vezes.

E para quem gosta de estatísticas, em 1950, quando o Brasil sediou a Copa do Mundo, chegamos a nossa primeira final e também perdemos. Fica a lição, o aprendizado e a torcida para que daqui a quatro anos esse sonho das meninas de prata do Brasil possa se tornar realidade. E fica a esperança, é claro, do ouro olímpico, em Pequim, no ano que vem.

Por isso, parabéns Andréia, Elaine, Aline, Tânia, Renata Costa, Rosana, Daniela, Formiga, Maycon, Marta, Cristiane, Bárbara, Mônica, Grazielle, Kátia Cilene, Simone, Daiane, Pretinha, Michele, Ester e Thaís. Vocês mudaram o rumo do futebol feminino no Brasil e no mundo. Valeu Brasil!!!

Boa semana a todos!!!

7 comentários:

Anônimo disse...

Sugiro que o Corintinhas contrate todas essas meninas para o campeonato da segunda divisao do brasileirão de 2008.Paulo Frizzo

Unknown disse...

Renan adorei seu texto – mto bom vc lembrar da copa de 50 – uma alusão perfeitamente cabível!!
Uma pergunta: vc acredita mesmo que teremos um dia um brasileirão feminino?? acho mto dificil. Dificil justamente pelo q vc ressaltou, não há tradição, não há interesse dos patrocinadores...sei la, acho q é um futuro bem distante ainda. Vc q entende depois me conta, não sei mesmo, há paises q valorizam o feminino tanto quanto o masculino?
Bjããããão e ate amanha na facul!!

Anônimo disse...

*Huuull*
Valeu Brasil...
Olha só einh..o Brasil tem um grande futuro com essas grandes mulheres!!!
bjooKs reh
*-*

Heloísa Pantoja disse...

Oi Renan, muito bom o seu comentário! Gostaria de frizar que no país do futebo, será o cúmulo se o futebol feminino não tiver patrocinadores à altura de se realizar um campeonato brasileiro de futebol.
Pensando por esse lado, eu gostaria de mostrar um ponto de vista e quero saber sua opinião à respeito. Pode haver um certo machismo, pois justamente no país do futebol talvez muitos homens se sintam diminuidos vendo mulheres jogar melhor que eles, em alguns casos.
Será por isso que é provável que demore para o futebol feminino ser valorizado no nosso país?

Depois me dá a rsposta!
Abraço Renan e gostei mesmo. Até amanhã.

Unknown disse...

Valeu Brasil !!!
Mesmo com toda vontade, de haver uma Copa do Brasil feminina acredito que será muito difícil.
A CBF deve estar preocupada com o uniforme do Brasil Se o futebol feminino ganhasse onde e que cor seria a estrela de Campeã Mundial??
Que dilema....

Fora isso dou todo apoio para o futebol feminino. Tomara que ganhe medalha de ouro em Pequim.
Será que o contrato da Marta tá acabando ??? Quero Marta no Palmeiras !!!

Anônimo disse...

Marta vc joga d+....
Marta vs. Ronaldinho. Who wins?

Vem jogá no meu time !!!

Flws

Anônimo disse...

É isso aí meninas, e todas as meni-nas que sonham com o futebol....
O sonho não terminou, o importante foi o desempenho delas, valeu Brasil!!!!!

Beth