terça-feira, 2 de outubro de 2007

1ª Biblioteca Mundial terá contribuição do Brasil


Hoje a internet nos permite ter acesso a diversos conteúdos, mas quando a questão são os livros, ainda deixa a desejar. Existem sites nos quais é possível fazer download de livros, contudo nem sempre se encontra o título desejado.

Isso está prestes a mudar, pois a Unesco irá lançar neste mês o protótipo da World Digital Library (WDL), a Biblioteca Digital Mundial. Neste primeiro teste o portal terá mapas, fotografias e manuscritos digitalizados, disponíveis nos idiomas árabe, chinês, espanhol, inglês, francês, português e russo. Apenas na segunda fase será possível consultar livros.


Entre as grandes bibliotecas que foram convocadas para colaborar com o acervo, a Biblioteca Nacional não apenas está entre elas como também foi uma das primeiras a aceitar. Ela é a número um da América Latina e a oitava do mundo.

A iniciativa é realmente muito importante, pois o beneficio será geral. A princípio pensamos nos estudantes, pois terão mais facilidade tanto com relação às pesquisas e trabalhos escolares, como quando são pedidos muitos livros ao mesmo tempo e estes não têm condições de comprar.

Mas ampliando um pouco essa visão, sabemos que qualquer pessoa poderá acessar livros de diversos lugares do mundo. Sem contar que, infelizmente, muitas vezes não podemos adquirir todos os livros que gostaríamos, e a Biblioteca Digital irá possibilitar o acesso à eles.



Dia 17 de outubro entrará em funcionamento um protótipo da WDL na 37ª Conferência-Geral da Unesco, em Paris.

Para maiores informações sobre o projeto entre no site http://www.worlddigitallibrary.org/ .
Uma boa semana para todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Helô!!!

Essa biblioteca será sensacional, mas será q vai dar certo??? Bom, é esperar para ver...

Renan

Anônimo disse...

Olá Helô! Muito interessante essa notícia. Creio que dará certo e será mais uma forma de ajudar as pessoas terem os livros que precisam.Parabéns!!!

Beth Frizzo