sexta-feira, 12 de outubro de 2007

And the Nobel goes to...


Depois de receber o Oscar 2007 de melhor documentário com o longa “Uma verdade inconveniente”, o ex vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore foi contemplado com o Prêmio Nobel da Paz. O anúncio feito nessa sexta-feira pelo Comitê do prêmio em Oslo, Noruega, justificou-se pelo objetivo de “chamar a atenção do mundo para a ameaça representada pelo aquecimento global”.

O prêmio Nobel da Paz tem uma particularidade - pode ser atribuído a pessoas ou organizações que estejam envolvidas num processo de resolução de problemas, em vez de apenas distinguir aqueles que já atingiram os seus objetivos em alguma área específica. Por isso que Gore e o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) são os vencedores do Prêmio Nobel da Paz 2007.

O interesse de Gore pela questão ambiental vem de longa data. Em 1991 em seu livro "Terra em Balanço: Ecologia e o Espírito Humano", o democrata já falava sobre as grandes mudanças ecológicas necessárias para enfrentar o século 21.

Devido “seus esforços na construção e disseminação de maior conhecimento sobre as alterações climáticas induzidas pelo homem e por lançar as bases necessárias para inverter tais alterações” é que o prêmio foi destinado a Gore e ao IPCC.

O trabalho da organização intergovernamental, presidida pelo indiano Rajendra Pachauri, foi estabelecido para fornecer informações científicas, técnicas e sócio-econômicas relevantes para o entendimento das mudanças climáticas. Por isso, nos últimos anos, e sobretudo em 2007, teve um papel muito importante para a causa ambiental.

Execelente escolha do Instituto Nobel afinal se hoje estamos dando a devida importância para o meio ambiente é devido o trabalho de pessoas realmente engajadas. Politicagem? Talvez. Que venham mais manobras politicas assim.

Perfil: Albert Arnold Gore Jr.
(Washington, 31 de Março de 1948) é um político estadunidense que foi vice-presidente durante a administração de Bill Clinton, entre 1993 e 2001. É membro do Partido Democrata. Em 2000 concorreu à presidência dos Estados Unidos e perdeu, em uma eleição marcada por contagem polêmica dos votos, para George W. Bush, apesar de ter tido mais votos populares.Em 2006, lançou An Inconvenient Truth (Uma Verdade Inconveniente), documentário sobre mudanças climáticas, mais especificamente sobre o aquecimento global, o qual se sagrou vencedor do oscar de melhor documentário em 2007. Al Gore é um ativista ecológico, tendo escrito dois livros, A Terra em Balanço: Ecologia e o Espírito Humano (Augustus, 1993, 452 páginas) e Uma verdade inconveniente (Manole, 2006, 328 páginas). Em fevereiro de 2007, Al Gore e o presidente da empresa Virgin, Richard Branson, lançaram uma competição que dará 25 milhões de dólares (cerca de 18 milhões de euros ou R$ 50 milhões) para o cientista que apresentar a melhor proposta para 'limpar o ar' do planeta, ou seja, diminuir as quantidades de dióxido de carbono na atmosfera.
Fonte: winkipedia.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Elaine!!!

Merecido prêmio para o Al Gore. Agora cabe a nós nos conscientizarmos para preservar mais o nosso lar: o Planeta Terra.

Renan