sexta-feira, 26 de outubro de 2007

"O búfalo falou que é bom"


Mas não é não!! A partir dessa sexta-feira a comercialização de leites das empresas Parmalat e Calu estão proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em Minas Gerais, a Vigilância Sanitária local, determinou também a proibição do produto da marca Centenário.

A Operação Ouro Branco, iniciada na segunda-feira passada, foi o que levou a descoberta do problema do leite nas três marcas. Trinta pessoas foram presas pela Polícia Federal sob acusação de estarem envolvidas em em um esquema de adulteração do leite em duas cooperativas de Minas Gerais (Uberaba e Passo Fundo). A acusação é a de que foi adicionado ao produto soda cáustica e água oxigenada.

Essas substâncias são proibidas pelo ministério da Agricultura e por mais que não causem danos à saúde são usadas para disfarçar produtos de má qualidade, obtidos em condições irregulares de higiene.

Procurados pelo Jornal O Estado de São Paulo, a Parmalat disse que não havia sido notificada pela Anvisa e acrescentou que garante a qualidade dos produtos. A Calu afirmou que retirou do mercado os lotes que teriam problemas assim que soube dos resultados dos exames.

É no mínimo estranho que uma empresa do porte da Parmalat precise dispor de artifícios ilícitos para otimizar sua produção. É um desrespeito com o consumidor e passa bem longe de uma postura ética. É um desrespeito também com a história da empresa, que durante anos, consolidou uma identidade, uma marca forte na cabeça do consumidor que hoje, ou até a semana passada, via o produto como sinônimo de tradição e credibilidade – os bens mais importante para uma marca. Fica então mais um trabalho para os deuses da publicidade que vão ter que apostar muito na memória curta do brasileiro.

Veja a relação dos lotes adulterados em http://www.anvisa.gov.br/divulga/noticias/2007/251007_5.htm

3 comentários:

Anônimo disse...

Coitado do pessoal da assessoria da Parmalat... aliás já quero dar a sugestão do CCL convidá-los no encontro do ano que vem. Com certeza, eles vão ter muito o que falar sobre "Gerenciamento de Crises", e que crise... rsrs

Anônimo disse...

Pois é, acho que estamos todos decepcionados com a descoberta sobre o leite produzido pela Parmalat. Quem diria, uma empresa com tanto prestígio... é difícil de se confiar em alguém hoje em dia.

Elaine, quero te dar os Parabéns pelas suas matérias no blog!

Beijos e até mais,
Andrezza

Unknown disse...

HUAHUAHUA... confesso que nao li a matéria inteira!

Mas muito boa a sacada da propaganda! mesmo! parabéns e beijos!