quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Zero à esquerda

O que dizer a respeito da evidente “escolha de lados” que alguns jornais norte-americanos adotam em seus editoriais? Uma vez que não use de calúnias, injúrias ou falso testemunho, acho que é a atitude mais correta.

Nesta semana o jornal Daily News mandou para o inferno o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. O motivo? Ele pretendia visitar o atualmente chamado “Marco Zero”, onde estavam localizadas o World Trade Center, durante a 62º Assembléia Geral das Nações Unidas, mas o pedido foi negado na quarta-feira (19/09) pela Polícia de Nova York.

A manchete, na íntegra – e traduzida: “Se você pensa que pode colocar o pé perto do Marco Zero, pode...IR PARA O INFERNO!”.

O Daily News é um jornal popular. Assim como o já extinto impresso brasileiro Notícias Populares, seu foco pode não ser, especificamente, dar voz à população. Mas é ao povo que quer se comunicar e vender. E os responsáveis pelo jornal sabem que muitos americanos ainda guardam o “Marco Zero” como um local sagrado.

Também, para fortalecer o discurso do Daily, o pedido de Mahmoud foi criticado pelos pré-candidatos à presidência dos Estados Unidos, a senadora democrata Hillary Clinton, e seu concorrente, o republicano e ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani.

Nenhum comentário: