sábado, 22 de setembro de 2007

Sistema Brasileiro da Trapaça

Carros, motos, computadores, casas, e até um milhão de reais em barras de ouro (que valem mais do que dinheiro!).Se perguntássemos nas ruas, qual emissora de televisão oferece estes prêmios obviamente todos diriam que era o SBT.
A pouco tempo, seu dono, o empresário Silvio Santos, adotou um slong para definir esta característica: “O SBT não é loteria mais já deu milhões de reais”.

Mas a fama de tv-loteria pode se tornar prejudicial ao próprio SBT e ao seus telespectadores. Crescem a cada dia o número de golpes e fraudes envolvendo o nome da emissora. Criminosos entram em c
ontato com as pessoas solicitando dados para distribuir “ prêmios oferecidos pelo SBT”.

A equipe do Enfoca apurou um dos golpes, que usam o sms (mensagem via celular) para clonar telefone. Uma das mensagem apuradas por nossa equipe dizia”: “Sbt inf: seu aparelho móvel foi contemplado com um Gol City mod 2007 valor R$23.890,00 maiores inf ligue grátis do seu fixo para 015859162xxxx”. A mensagem trás uma linguagem tentadora, que pode confundir um inocente, e levá-lo a acreditar no golpe,mas se analisarmos a frase e sua origem o crime se torna evidente: primeiro - a mensagem foi originada também de um celular; segundo - a mensagem obriga o “premiado” a entrar em contato através de um telefone fixo; terceiro - o telefone para receber a possível informação do prêmio, também é um celular; quarto - o celular de onde se originou a ligação é do estado de Minas e o número para contato é do Ceará; quinto - a sede do SBT fica no município de Osasco – São Paulo, e não no Nordeste.

A equipe do Enfoca entrou em contato com o golpista através do telefone fornecido na mensagem, após algumas tentativas ele atendeu se identificando como sendo da “Central de Promoções do SBT”. Nosso repórter se passou como um possível ganhador, e o golpista forneceu um novo número de celular para obter maiores informações, porém até o encerramento desta matéria não fomos atendidos neste número.

Este tipo de clonagem, pode contribuir com a comunicação do crime. É correto ressaltar que em 2006, quando uma rede criminosa espalhou o pânico no estado de São Paulo, os ataques foram arquitetados por líderes de dentro dos presídios, portanto o risco de clonagem de telefones pode ser um perigo não apenas para a vítima direta, mas também para toda sociedade. Medidas urgentes precisam ser tomadas para inibir este tipo de crime que explora a inocência e a carência do povo brasileiro.

5 comentários:

Anônimo disse...

Max,

Bomba, bomba, bomba!!!

Ô loco, meu!!!

Falando sério agora, isso não é brincadeira. Esses infelizes q estão na cadeia não tem mais o q fazer. Mas algumas pessoas acabam caíndo nesse tipo de golpe por falta de informação!!!

Valeu!!!

Renan

Luiz Gustavo Anversa disse...

A melhor matéria até agora...e acho díficil que alguma outra a supere..Parabéns, grande MAX!!!

Unknown disse...

Ótima matéria Max! Parabéns! Adoro suas matérias tanto aqui no Enfoca como no Reflexão Cristã...
Bjs
Joana

Anônimo disse...

Otima materia Max...

Amei amei ameii!!!!!!

Beijao!!
Fica com Deus!

Anônimo disse...

Oi turma, mande colocar aqueles dois supostos assassinos na "cadeira quente", ou seja na máquina da verdade... não seria uma boa idéia?