sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Santa audiência! Será?


A estréia da Record News ocorrida às 20h00 do último 27 de setembro reacende o debate entre monopólio, liberdade de imprensa e democratização da informação.
Para o fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, a Rede Globo detem o monopólio da informação e a Record News surge a fim de acabar com ele “para dar as pessoas o direito de se informarem por um outro canal de notícias e formarem opinião por si mesmas”.

O que muito se discute é até que ponto um canal jornalístico encabeçado por uma organização religiosa forte que, inclusive, em 2002 elegeu uma bancada de 22 deputados federais, é capaz de produzir um jornalismo isento e objetivo, livre de juízos particulares e anti-panfletário. Ainda é cedo para falar, a resposta virá pela observação dos conteúdos exibidos pela novidade. Particularmente acredito que não, e não é por culpa da Record já que o processo do fazer jornalístico é repleto de escolhas e as escolhas nunca são neutras. Que matéria publicar, que palavra utilizar, qual vai ser o destaque, enfim, escolhas humanas autorizadas ou não por outros humanos que respondem aos quereres de uma empresa privada que, por sua vez, almeja o lucro. Esse é o processo e por isso que sim a Record está “a caminho da liderança” e já saiu na frente.

O investimento de US$ 7 milhões destinado ao projeto do novo canal responde a tentativa da democratização da informação já que o jornal impresso e a internet ainda são acessíveis preponderantemente as elites. Mesmo assim experimentar um modelo de jornalismo ousado e sem tradição no país é complicado. Por ser tratar de um canal aberto o modelo All News proposto pela rede pode ser uma tanto arriscado diante de uma população que prima mais por saber quem matou Thais a desvendar quem são os seis omissos do senado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Elaine!!!

O mais curioso é que a Record se gaba de o canal ser o único 24h no ar da tv aberta com notícias. Mas é no UHF?? Poxa, no meu quarto é aquela antena q fica em cima da TV q mal pega o 7 e na NET não tem... Como vou fazer para conhecer o canal???

Renan

Max Novais disse...

Elaine...
Confesso que ao ver essa foto tive medo. Medo das escolhas que o brasileiro terá de fazer... Record ou Globo? O ruim ou o pior?
Bem... mas é bom não falar muiito. Do jeito que a coisa vai, poderemos ter como patrão ou o Sr. Marinho ou o Sr. Macedo.Acho melhor eu ficar quieto...rsrs